A UniverCidade enfrenta duas crises Professores da UniverCidade, no Rio de Janeiro, enviaram, anonimamente, um e-mail para o pró-reitor, Wa...
A UniverCidade enfrenta duas crises
Professores da UniverCidade, no Rio de Janeiro, enviaram, anonimamente, um e-mail para o pró-reitor, Wanderley Cantieri, nesta quinta-feira (22/12), protestando contra os atrasos no pagamento do mês de novembro e do 13° salário. Até o momento, os funcionários não receberam nada.
Segue, na íntegra, a carta:
“Professores e Funcionários lamentam a falta de humanismo no mês de natal
Prezados Senhores da Alta Direção da Associação Educacional São Paulo Apóstolo,
É com profunda tristeza que professores e funcionários da Universidade Gama Filho e da UniverCidade vêm relatar, através deste email, a falta de humanismo, solidariedade e consideração que a Alta Direção da Associação Educacional São Paulo Apóstolo (Reitoria, Pró-Reitoria e Direção) está tendo com seu corpo docente e administrativo neste momento pela falta de pagamento até agora do salário do mês de novembro e do 13º salário.
Por que, justamente neste momento, prezados senhores? Estamos a dois dias do Natal. Não é pelos presentes e nem por querer ter uma ceia de Natal farta. Existem funcionários que dependem do próprio salário para comprar apenas pequenas lembranças. Nada de supérfluo. Uma pequena boneca ou um pequeno carrinho para dar de presente aos filhos, que esperam a chegada do Papai Noel.
É sabido que a instituição já adotou como prática o não pagamento do salário em dia aos seus funcionários. Prática esta lamentável porque o salário em dia é um direito do trabalhador. Isto é lei assegurada pela Constituição. Fruto do empenho, do suor e da dedicação do trabalhor. É com este salário que as pessoas pagam suas contas, que vencem na sua grande maioria no dia 5 de cada mês. Com os atrasos nos pagamentos dos salários, os funcionários desta instituição estão tendo que pagar sempre seus compromissos com juros e multa. E quando se fala em compromissos, prezados senhores, não se fala em pagamento de cartão de crédito ou de jantares em restaurantes caros ou viagens ou passeios de barcos. Se fala em pagamento de aluguel (moradia), comida na mesa e mensalidades escolares dos filhos, que têm até desconto no colégio onde estudam e que todo mês correm o risco de perder o desconto pelo atraso no pagamento da mensalidade escolar.
Imaginava-se que com a nova Administração, melhorias viriam, mas não é o que está ocorrendo. O que esperar de uma Administração que não teve humanismo, sensibilidade, e está deixando para pagar o salário de novembro aos seus funcionários no último minuto do segundo tempo, ao apagar das luzes, somente na véspera do Natal? O que esperar de uma Administração que se omite em dar informações aos funcionários sobre data de pagamento de salário? O que esperar de uma Administração que está mantendo o telefone da Pró-Reitoria (tel: 2536-5013) fora do gancho hoje o dia inteiro para evitar de ser importunada por funcionários que desejam saber algo que é um direito: ou seja, quando receberemos nosso pagamento de novembro e o nosso 13º salário? Aliás, fica aqui uma pergunta: os funcionários e docentes da UniverCidade sabem que os funcionários e docentes da Gama Filho já receberam seus salários. E por que isto não aconteceu com os funcionários e docentes da UniverCidade? Não se trata agora da mesma instituição? Por que esta diferenciação? Por acaso os funcionários e docentes da Gama Filho trabalham mais e são mais bem qualificados que os da UniverCidade?
É lamentável e constrangedor, pois funcionários estão tendo que pedir dinheiro emprestado para poder comprar alguns alimentos para a ceia de Natal e pequenos brinquedos para os filhos. Problema este que passa longe da cabeça dos senhores, que não vivem de salário e são abastados.
Lamentável também porque se trata de uma instituição da área de educação. A tristeza com esta situação por parte dos funcionários e docentes é tão grande que os alunos estão tomando conhecimento. Belo exemplo de conduta e ética que a instituição está passando para os seus próprios jovens alunos, os senhores não acham?
E por fim, com tudo isto, o que a Alta Direção espera dos seus funcionários e docentes para 2012? Os senhores acham que os funcionários e docentes se sentem motivados para o ano de 2012? É bem provável que os funcionários e docentes queiram fazer somente o feijão com o arroz. É uma pena, pois funcionário e docente qualificado quando se sentem motivados fazem a instituição crescer. Mas, o que parece é que crescer não é um dos objetivos da Associação Educacional São Paulo Apóstolo.
Não é preciso consultar uma "futuróloga" para ver o que vem pela frente em 2012: os funcionários e docentes não tão bem qualificados vão fazer o feijão com o arroz e aqueles mais qualificados vão começar a buscar outros caminhos profissionais para deixar a instituição. E, quando o MEC vier até a instituição, só Deus sabe que conceito esta receberá podendo até mesmo correr o risco de daqui a pouco ter que fechar as portas.
Sem mais,
Funcionários e Docentes da Associação Educacional São Paulo Apóstolo”
No entanto, deve-se observar que, não é mais a Associação Educacional São Paulo Apóstolo a responsável pela UniverCidade, mas o grupo Galileo Educacional, entidade controlada pelos bancos Bradesco e Mercantil do Brasil.
Nesta quinta-feira (22/12), OPINÓLOGO publicou que os professores ainda não teriam recebido nem o pagamento de novembro nem o 13° salário.
As duas crises da UniverCidade
O problema quanto ao atraso no pagamento dos funcionários não é a única crise que a instituição enfrentou, e também não foi a primeira vez. A faculdade também estaria passando por uma suposta crise de identidade: sua antiga logomarca era da cor azul e com o seguinte slogan: “À frente do seu tempo”, tendo trocado recentemente para a cor verde e com o seguinte slogan: “De Ipanema para todo o Rio”. Alguns meses depois, voltou para a cor azul e com um novo slogan: “Uma razão a mais para escolher com certeza”.
Leia também:
Professores da UniverCidade ainda não receberam o salário de novembro
UniverCidade: pagamento de dezembro e 13° salário podem sair até o fim desta semana, diz Sindicato dos Jornalistas
Manifesto contra reajuste das mensalidades na UniverCidade e na Gama Filho poderia ter sido melhor
UniverCidade: professores recebem parte do pagamento de dezembro e das férias
Marca "UniverCidade" morre no fim deste mês
Justiça do Rio anula demissões dos professores da Gama Filho
UniverCidade: professores podem receber 13° salário até o dia 3 de fevereiro, diz Sindicato
UniverCidade: professores recebem o 13° salário
UniverCidade: pagamento de dezembro e 13° salário podem sair até o fim desta semana, diz Sindicato dos Jornalistas
Manifesto contra reajuste das mensalidades na UniverCidade e na Gama Filho poderia ter sido melhor
UniverCidade: professores recebem parte do pagamento de dezembro e das férias
Marca "UniverCidade" morre no fim deste mês
Justiça do Rio anula demissões dos professores da Gama Filho
UniverCidade: professores podem receber 13° salário até o dia 3 de fevereiro, diz Sindicato
UniverCidade: professores recebem o 13° salário
COMMENTS