Google muda texto promocional do AdWords após reportagem de Opinólogo

Nova carta do cupom promocional está mais transparente e sem pegadinhas O Google mudou recentemente o texto da carta que costuma enviar...

Nova carta do cupom promocional está mais transparente e sem pegadinhas

O Google mudou recentemente o texto da carta que costuma enviar a proprietários de sites e blogs, quando os contempla com um cupom promocional do seu serviço de publicidade na web, o Google AdWords. Dessa vez, informando aos destinatários mais claramente que, para ganhar o crédito de R$ 100 seria preciso investir antes uma quantia mínima, atualmente de R$ 50. A mudança ocorreu após uma reportagem do OPINÓLOGO, publicada no último dia 8 de julho, na qual mostrava que a antiga carta induzia ao erro e iludia o consumidor. Naquela ocasião, este jornalista que lhes escreve chegou a conversar com uma funcionária da empresa – nome será preservado – da filial em São Paulo por pelo menos duas vezes, e lhe recomendou a leitura da matéria em questão. Ela disse que a passaria para o departamento jurídico analisar. Nunca houve resposta do Google sobre o assunto. Contudo, surtiu efeito. Segue, na íntegra, o novo modelo de carta:

“Olá,

Você sabia que milhares de consumidores procuram no Google por negócios como o seu todos os dias?

Para você aproveitar essa oportunidade, aumentar sua visibilidade e conquistar mais visitas, oferecemos R$100,00 em créditos promocionais depois que você gastar R$50,00 em anúncios no AdWords.

Ligue para 0800 724 6648 e conte com nossos consultores para criar sua primeira campanha e tirar dúvidas. Este serviço é totalmente gratuito e está disponível de segunda a sexta-feira das 9h às 19h.

Use já seu crédito e comece hoje mesmo a atrair novos clientes.
Essa oferta é válida até 31 de dezembro de 2012.

Bons negócios

Léo J. Pinto
Marketing Google Brasil

P.S. Se preferir, acesse www.google.com.br/adwords e siga o passo a passo. Espero vê-lo no Google em breve”.

O antigo texto era assim, também reproduzido na íntegra:

“Olá,

Você sabia que milhares de internautas procuram no Google por sites e blogs como o seu todos os dias?

Para você aproveitar essa oportunidade oferecemos, junto com esta carta, um bônus de R$ 100,00 para você começar a anunciar no Google gratuitamente, aumentar sua visibilidade e conquistar mais visitas.

Ligue para 0800 724 6648 e conte com a ajuda de nossos consultores para criar sua primeira campanha e tirar dúvidas. Este serviço é totalmente gratuito e está disponível de segunda a sexta das 9h às 19h.

Use já seu crédito e comece hoje mesmo a atrair novos usuários. Essa oferta é válida até 30 de junho de 2012.

Bons negócios

Leo J. Pinto
Marketing Google Brasil

P.S. Se preferir, acesse www.google.com.br/adwords e siga o passo-a-passo. Espero vê-lo no Google em breve”.

Ao analisar os dois textos, pode-se perceber que o atual está mais explicativo e não dá a ilusão de que se esteja ganhando alguma vantagem sem investimento financeiro. Quem recebia um cupom, imaginava que estava sendo premiado e privilegiado. Até o texto em letras miúdas do verso foi modificado. O novo está assim:

“Termos e condições aplicáveis para cupons de publicidade on-line:

* Você é elegível para receber os créditos promocionais se (a) for novo no Google AdWords e tiver uma conta no AdWords há menos de 14 dias no momento em que introduzir o código promocional, ou (b) já for cliente do Google AdWords, mas ativar um novo recurso ou produto no AdWords, conforme especificado pela Google no voucher. O requisito de elegibilidade aplicável estará especificado na oferta que você receber da Google.

* O uso do Google AdWords e dos créditos promocionais está sujeito à aprovação dos anúncios e ao registro válido e aceite dos Termos de Publicidade da Google disponíveis em https://adwords.google.com/select/tsandcsfinder?country=BR.

* Você, será cobrado por toda a publicidade que exceder o crédito promocional. Caso não pretenda ser cobrado por gastos adicionais de publicidade, você pode suspender os seus anúncios a qualquer momento antes de que se esgote o montante de crédito promocional. A Google lhe notificará quando o crédito promocional se esgotar.

* O crédito promocional é pessoal e intransferível e não pode ser vendido ou trocado.

* O crédito promocional não é cumulativo: será concedido apenas um crédito promocional por cliente. Promoção válida apenas para registros por meio do URL disponibilizado para a promoção e somente para clientes com endereço de faturamento no Brasil.

* A oferta de créditos promocionais expira no prazo de três meses após sua primeira emissão não obstante o meio em que o cupom esteja presente ou na data de vencimento indicada no cupom (se houver).

* Você é responsável pelo pagamento de quaisquer tributos incidentes sobre os créditos promocionais ou seu uso do Google AdWords.

* Antes que o crédito promocional seja aplicado poderá ser solicitado que você acumule uma quantidade mínima de despesas de publicidade, e que estas sejam cobradas com sucesso.

* O uso da oferta pode estar restrito a opções de faturamento por pagamentos automáticos.

* Se você optar pelo faturamento pré-pago de sua conta AdWords, será necessário fazer um primeiro pagamento para que ela seja ativada, no valor mínimo do boleto (por exemplo, R$ 40,00). Esse valor pago antecipadamente também ficará disponível para publicidade assim que a sua conta for ativada.

* Esta oferta pode ser revogada a qualquer momento e por qualquer motivo pela Google Inc., Google Brasil Internet Ltda. Ou outra afiliada que distribua cupons promocionais no Brasil.

* A utilização deste cupom e/ou crédito promocional constitui a sua aceitação destes termos e condições. Oferta inválida onde for proibida por lei.

* Nossas desculpas por lhe expor a todo este jargão jurídico!

Termos e condições desta oferta:

* Para ativar esta oferta, você deverá introduzir o código promocional na aba de faturamento na sua conta antes de 31 de dezembro de 2012.

* Os códigos promocionais não têm valor promocional imediato e a introdução do código promocional serve apenas para iniciar o processo de qualificação para o crédito promocional a ele associado.

* Para se qualificar para o crédito promocional, você deve acumular despesas de publicidade, no montante de R$50 dentro de 31 dias após introduzir o seu código promocional. Por exemplo, se introduzir o código em 20 de outubro de 2012 terá até 20 de novembro de 2012 para acumular despesas de publicidade no montante de R$50. De qualquer forma, você deverá introduzir o código promocional antes de 31 de dezembro de 2012 para ativar esta oferta.

* A sua conta deve ser faturada com sucesso pelo AdWords e deverá manter-se em situação regular para se qualificar para um crédito promocional.

* O crédito promocional será aplicado dentro de aproximadamente 5 dias úteis após a sua primeira conta ter atingido as despesas de publicidade acumuladas acima no montante acima especificado, desde que você tenha ativado a sua conta usando o código promocional e tenha cumprido todos os requisitos estabelecidos na oferta. Uma vez aplicado, o crédito promocional aparecerá na página de Resumo do Faturamento na sua conta.

Copyright 2012 Google e AdWords são marcas registradas do Google Inc. nos Estados Unidos e em outros países”.

Agora quem pede desculpas é o OPINÓLOGO, por fazê-los ler uma matéria tão longa, mas é necessário, para que o(a) leitor(a) entenda o caso. Segue, na íntegra, o texto do verso do antigo modelo:

“Termos e Condições do Cupom

* O crédito promocional deve ser aplicado a uma nova conta do Google AdWords dentro de 15 dias após a criação da conta. A oferta só é válida para novos clientes com contas do Google AdWords autogerenciadas.

* Serão cobrados todos os anúncios que excederem o crédito promocional cedido aos anunciantes. Os anunciantes podem suspender seus anúncios a qualquer momento antes que a quantia de crédito promocional termine se não desejarem receber cobranças adicionais sobre seus anúncios.

* A oferta está sujeita à aprovação dos anúncios, inscrição válida e aceitação dos termos de utilização padrão do programa Google AdWords.

* O crédito promocional é intranferível e não pode ser vendido ou negociado.

* A oferta pode ser revogada a qualquer momento e por qualquer motivo pela Google Inc.

* Um crédito promocional por cliente.

* Anunciantes que escolherem o faturamento pré-pago estão sujeitos a uma taxa de pré-pagamento mínimo de R$ 40,00 antes da ativação da conta. Toda quantia pré-paga será creditada à conta do Anunciante assim que a conta for ativada.

* Oferta válida para inscrições por meio da URL fornecida para a promoção para clientes com endereços de faturamento no Brasil.

* A utilização deste cupom e/ou crédito promocional constitui aceitação destes termos de utilização. Oferta nula onde proibida por lei.

Válido até o dia 30 de junho de 2012.

Copyright 2011. Google e AdWords são marcas registradas do Google Inc. nos Estados Unidos e em outros países”.

Observa-se que o novo texto do verso está muito mais detalhado e sem pegadinhas, explicitando um investimento inicial. Enquanto que, na carta antiga falava-se apenas de um crédito mínimo de R$ 40. Entretanto, no raciocínio de alguns usuários poderia deixar dúvida, uma vez que se ativasse o cupom de R$ 100, valor mais que o dobro dos R$ 40 mínimos de crédito para o funcionamento da campanha. De acordo com a advogada Rachel Brambilla, especialista e professora universitária em Direito do Consumidor e Comercial, na época consultada por OPINÓLOGO, o antigo modelo de carta feria alguns artigos do Código de Defesa do Consumidor, conforme narrado na reportagem anterior.

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