Sábado, 21 de junho de 2014 Em lista, o partido responsabiliza setores da imprensa por incitarem o xingamento à presidente Dilma Rousseff...
Sábado, 21 de junho de 2014
Em lista, o partido responsabiliza setores da imprensa por incitarem o xingamento à presidente Dilma Rousseff
A ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) criticou, nessa sexta-feira (20/6), a lista negra de jornalistas feita, recentemente, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). No último dia 16, o vice-presidente da legenda, Alberto Cantalice, responsabilizou alguns periodistas e humoristas – nove no total – por incitarem o xingamento à presidente Dilma Rousseff durante a cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2014, no dia 12 deste mês.
Em lista, o partido responsabiliza setores da imprensa por incitarem o xingamento à presidente Dilma Rousseff
A ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) criticou, nessa sexta-feira (20/6), a lista negra de jornalistas feita, recentemente, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). No último dia 16, o vice-presidente da legenda, Alberto Cantalice, responsabilizou alguns periodistas e humoristas – nove no total – por incitarem o xingamento à presidente Dilma Rousseff durante a cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2014, no dia 12 deste mês.
“Repórteres sem Fronteiras expressa sua inquietação pelas graves acusações dirigidas contra os jornalistas provenientes de um alto cargo do PT”, disse Camille Soulier, responsável da seção Américas da organização. “Não ignoramos o contexto polarizado da mídia, que pode exagerar o descontentamento geral. No entanto, as dificuldades sentidas pelo PT não justificam o recurso à propaganda de Estado”, continuou.
Na lista, Cantalice deu nome aos 'bois': “Personificados em Reinaldo Azevedo, Arnaldo Jabor, Demétrio Magnoli, Guilherme Fiúza, Augusto Nunes, Diogo Mainardi, Lobão, Gentili, Marcelo Madureira entre outros menos votados, suas pregações nas páginas dos veículos conservadores estimulam setores reacionários e exclusivistas da sociedade brasileira a maldizer os pobres e sua presença cada vez maior nos aeroportos, nos shoppings e nos restaurantes. Seus paroxismos odientos revelaram-se com maior clarividência na Copa do Mundo”.
Segue, na íntegra, o artigo do PT:
“Três vezes derrotados nos pleitos presidenciais, por Lula e Dilma e o PT, os setores elitistas albergados na grande mídia, ao se verem na iminência do quarto revés eleitoral, foram ao desespero.
Diurtunamente lançam vitupérios, achincalhes e deboches contra os avanços do país visando desgastar o governo federal e a imagem do Brasil no exterior. Inimigos que são das políticas sociais, políticas essas que visam efetivamente uma maior integração entre todos os brasileiros, pregam seu fim.
'A hora é de renovar as esperanças e acreditar no Brasil'.
Profetas do apocalipse político, eles são contra as cotas sociais e raciais; as reservas de vagas para negros nos serviços públicos; as demarcações de terras indígenas; o Bolsa Família, o Prouni e tudo o mais (sic).
Divulgadores de uma democracia sem povo apontaram suas armas, agora, contra o decreto da Presidência da República que amplia a interlocução e a participação da população nos conselhos, para melhor direcionamento das políticas públicas.
Personificados em Reinaldo Azevedo, Arnaldo Jabor, Demétrio Magnoli, Guilherme Fiúza, Augusto Nunes, Diogo Mainardi, Lobão, Gentili, Marcelo Madureira entre outros menos votados, suas pregações nas páginas dos veículos conservadores estimulam setores reacionários e exclusivistas da sociedade brasileira a maldizer os pobres e sua presença cada vez maior nos aeroportos, nos shoppings e nos restaurantes. Seus paroxismos odientos revelaram-se com maior clarividência na Copa do Mundo.
Os arautos do caos, prevendo e militando insistentemente pelo fracasso do mundial – tendo, inclusive, como ponta de lança a revista Veja previsto que os estádios só ficariam prontos depois de 2022, assistem hoje desolados e bufando à extraordinária mobilização popular e ao entusiasmo do povo brasileiro pela realização da denominada, acertadamente, de a Copa das Copas.
O subproduto dos pitbulls do conservadorismo teve seu ápice nos xingamentos torpes e vergonhosos à presidenta Dilma na abertura da Copa, na Arena Corinthians. Verdadeiro gol contra, o repúdio imediato de amplas parcelas dos brasileiros e brasileiras ao deprimente espetáculo dos vips demonstra que a imensa maioria da população abomina essa prática.
Desnudam-se os propagadores do ódio. A hora é de renovar as esperanças e acreditar no Brasil!”
O colunista da 'Veja' Reinaldo Azevedo foi um dos que reagiu às acusações. Declarou que o processaria por calunia e difamação.
“(...) Muito bem! Vocês sabem o que isso significa: quando o maior partido político do país, que tem, de fato, milhares de seguidores — alguns deles podem estar dispostos ao tudo ou nada — nomeia um grupo restrito de jornalistas como propagador do ódio, acusando-o, adicionalmente, de responsável por vaiais e xingamentos de que foi alvo a presidente Dilma, isso corresponde, me parece, a um convite a uma ação direta.
Não é segredo para ninguém que certo tipo de militância não precisa de palavras explícitas para agir. O sr. Cantalice está pondo em risco a segurança de profissionais da imprensa. Talvez queira isto mesmo: calar a divergência por intermédio da intimidação e do terror. Que este post sirva de alerta à Polícia Federal e ao Ministério Público. Evidentemente, nenhum de nós deve esperar a solidariedade e o protesto de entidades de defesa da categoria. Sabem por quê? Porque os respectivos comandos da maioria delas pensam a mesma coisa. Também elas acham que deveríamos ser proibidos de escrever o que escrevemos, de falar o que falamos, de pensar o que pensamos. IMAGINEM O QUE ACONTECERIA SE UM GRUPO OU UMA ENTIDADE CONSIDERADOS DE DIREITA TORNASSE PÚBLICA UMA LISTA DE DESAFETOS. O MUNDO VIRIA ABAIXO (sic). O PT repete a tática da ditadura militar e resolveu espalhar no mural da rede os nomes e as fotografias dos 'Procurados'”, afirmou o blogueiro da Veja.
O humorista Marcelo Madureira – ex-Casseta e Planeta – também rechaçou as acusações do PT. “Os lulo-petistas e seus aliados acreditam que com as suas políticas sociais, demagógicas e eleitoreiras viraram proprietários de todos os pobres e desamparados do Brasil. A sua tática irresponsável é, através da mentira e da difamação, atirar esta parcela de brasileiros, infelizmente ainda imensa, contra um outro conjunto de cidadãos cujo único “crime” é não concordar com um governo que aí está, já faz mais de 12 anos, e que só finge mudar para tudo ficar como sempre esteve”. O artista também gravou um vídeo comentando o assunto.
Vídeo: Marcelo Madureira / You Tube / Reprodução
Já o humorista e apresentador Danilo Gentili, do SBT, rebateu com escárnio:
“É OFICIAL: PT QUER A MINHA CABEÇA
Agora é oficial. A caça às bruxas começou. Não, ninguém vai atirar na Marta Suplicy. É o Partido dela que está querendo atirar nos outros.
O PT colocou em seu site que quer a minha cabeça – e também a de outros jornalistas e artistas que cometeram o terrível crime de discordar deles. Portanto se você tem um cérebro e é alfabetizado cuidado, você pode ser o próximo.
Eles dizem no site deles que eu devo ser perseguido porque odeio pobres. Se fosse verdade que eu só gosto de ricos eu seria amigo do Filho do Lula (sic).
Mas a real é que o PT está oficialmente encorajando seus eleitores a me agredirem e hostilizarem pelas ruas. E dá até medo. Se os eleitores do PT conseguiram 'fuder' um Pais inteiro imagina o que não podem fazer comigo.
Mas mesmo assim preciso dizer que acho demais estar na lista negra do PT. Estar na lista negra do PT é como ser algo que está no meio da podridão sofrendo ataques constantes e ainda assim resiste. É como se eu fosse o fígado do Lula.
Enfim, PT, vocês querem minha cabeça? Podem vir pegar. Mas não venham usando camisetas com foto da Dilma senão a cabeça que querem estará mole”.
Análise
O que o PT fez nesse artigo foi estabelecer uma espécie de preconceito de classe, onde, supostamente, estabelece que o povão está com a legenda e a tal 'elite', não. Não só se apropria para si com essa generalização da massa, como tenta, por meio da demonização da mídia, colocar a sociedade contra a imprensa. Reforça-se aí a teoria de que isso seja para incitar a tal 'sociedade civil', a seu serviço, a reivindicar a regulamentação da mídia. Por aí já se tem uma noção de como será a corrida eleitoral.
O próprio vice-líder do partido se contradisse, quando declarou que a mídia elitista foi derrotada três vezes nas urnas: nas duas eleições de Lula e em uma de Dilma. Portanto, está claro que a imprensa não interferiu no resultado.
Cantalice também reclamou dos jornalistas que criticaram o decreto bolivariano de número 8.243/2014, aprovado pela presidente Dilma Rousseff – sem ter sido analisado pelo Congresso –, o qual estabelece a participação dos ditos conselhos populares nas autarquias públicas. “Divulgadores de uma democracia sem povo apontaram suas armas, agora, contra o decreto da Presidência da República que amplia a interlocução e a participação da população nos conselhos, para melhor direcionamento das políticas públicas”, disse. Só existe democracia se o povo puder fazer parte, interferir e manifestar a sua livre opinião, quer seja a favor ou contra.
Conforme já comentado por OPINÓLOGO, as representações da sociedade civil nunca foram impedidas de participar das decisões políticas do país. Até citou a questão das unidades de internação para menores infratores e suas discussões em torno da maioridade penal. Apesar de andarem em 'círculo'.
Chega-se a especular as reais razões dessa lista do PT. O colunista Lauro Jardim, da 'Veja', publicou em seu blog que a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República teria, supostamente, enviado um e-mail a Xuxa, para saber se ela participou das vaias e xingamentos à presidenta Dilma Rousseff. O motivo seria para evitar constrangimento, visto que a apresentadora global é convidada de honra para a cerimônia de sanção da tal Lei da Palmada. Isso não foi só ridículo como também foi constrangedor. Somente um partido e/ou um governo com inclinações ditatoriais seria capaz de algo desse tipo, desceria tanto. Será que se a cantora tivesse dito sim, seu nome seria acrescido?!
Vaias fazem parte de qualquer democracia, principalmente nos estádios de futebol quando um time está perdendo a partida. A mandatária estava nesse lugar na ocasião. Embora o palavrão tenha sido totalmente desnecessário!!! Há um ano que ocorrem protestos contra os gastos elevados da Copa do Mundo de 2014. Portanto, ela foi à Arena Corinthians sabendo do risco de ser vaiada. Tanto é que optou por não fazer um discurso no evento, substituindo-o pelo da TV com dois dias de antecedência. Como gestora da nação, não está imune a insatisfações populares, deve saber lidar com isso e interpretar que algo não está bom. Com o artigo, o PT só enfatiza que precisa amadurecer politicamente.
Leia também:
Em resposta ao PT, Lobão compõe a música 'A Marcha dos Infames'
PSDB critica lista negra de jornalistas feita pelo PT
Leia também:
Em resposta ao PT, Lobão compõe a música 'A Marcha dos Infames'
PSDB critica lista negra de jornalistas feita pelo PT
COMMENTS