Segunda-feira, 28 de novembro de 2014 Morre Roberto Gómez Bolaños, criador de Chaves e Chapolin Imagem: Wikipédia / Reprodução / Crea...
Segunda-feira, 28 de novembro de 2014
Morre Roberto Gómez Bolaños, criador de Chaves e Chapolin
Imagem: Wikipédia / Reprodução / Creative Commons
Imagem: Wikipédia / Reprodução / Creative Commons
Dessa vez parece que a notícia é verdadeira. Morreu aos 85 o ator e comediante mexicano Roberto Gómez Bolaños (foto), na tarde desta sexta-feira (28/11), na cidade de Cancun, no estado de Quitana Roo. Mundialmente conhecido por Chespirito, foi o criador das séries Chaves (El Chavo del Ocho) e Chapolin (El Chapulin Colorado). O óbito foi confirmado pela Televisa, emissora que detém os direitos originais das duas séries, mas a causa não tinha sido confirmada até a publicação desta notícia.
Sua última postagem no twitter (abaixo) foi dedicada ao público brasileiro: “Todo meu amor para o Brasil”.
Imagem: Twitter / Reprodução
@mariabrasarg Todo mi amor, para Brasil.
— Roberto G. Bolaños (@ChespiritoRGB) 26 novembro 2014
Sabe-se que Gómez tinha problemas de saúde. Em 2012, numa homenagem (vídeo) que recebeu da Televisa em parceria com emissoras latino-americanas que exibem seus seriados, no Auditório Nacional, na Cidade do México, ele só conseguiu ficar por uma hora e meia em cadeira de rodas, e mesmo assim com um balão de oxigênio. O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) marcou presença na ocasião.
Vídeo: YouTube / Divulgação
Em 2009, após uma cirurgia de próstata, o comediante teve dificuldades para andar.
Televisa exibe um especial sobre a vida e a morte do escritor.
Ao longo dos últimos anos, boatos sobre o falecimento de Gómez rondaram a internet. Até a publicação desta notícia também não havia informações sobre o enterro.
Manifestações nas redes sociais
Por volta das 20h30 desta sexta-feira (28), o falecimento de Chespirito era estava entre os assuntos mais falados no Twitter a nível mundial.
O presidente do México, Enrique Peña Nieto, se manifestou: “Lamento profundamente o falecimento de Dom Roberto Gómez Bolaños, 'Chespirito'. Minhas condolências à sua família”; “México perdeu um ícone, cujo trabalho transcedeu gerações e fronteiras”.
“Roberto, não se vá. Permanece no meu coração e em todos os corações de tantos aos que nos fizeste felizes. Adeus, Chavinho, até sempre”, publicou Edgard Vivar, ator que interpretou o Sr. Barriga.
“Estou comovido pela perda de Roberto, não me alcançará a vida para reconhecer o seu talento, sua generosidade e seu amor por este país”, escreveu o ator Ruben Aguirre, intérprete do Professor Girafales.
“Obrigada por ter feito tanta gente feliz e pelos maravilhosos momentos que compartilhamos no grupo. Descanse em paz, Roberto”, postou María Antonieta de las Nieves, a Chiquinha.
“Amado, Roberto; como lhe agradecer tantos momentos de felicidade e riso que me presenteou? Por onde começar. Tantos anos que foi meu amigo, meu companheiro, meu cúmplice. Me ensinou que o amor mais puro não é condicionado pela idade ou condição social. Nem por seus pertences ou títulos nobres. Com um barril, um sanduíche e um grande coração preocupado com os demais, o indivíduo era capaz de alcançar a felicidade! Se adiantou agora, mas sei que está preparando o caminho para quando chegar a nossa hora, sintamos que chegamos em casa, a algo tão familiar como lhe ver em nossos lares a cada dia. Florinda, amada, sua alma gêmea e companheiro apenas fez uma transição. Estamos todos contigo e com sua família. O mundo inteiro ora por #Chespirito”, expressou a cantora Thalia.
Breve resumo sobre vida e arte
Roberto Gómez Bolaños nasceu em 21 de fevereiro de 1929, na Cidade do México. Era casado com a atriz Florinda Meza, intérprete de Dona Florinda. Teve cinco filhos de um relacionamento anterior. Trocou a capital mexicana por Cancun, pelo fato de a primeira estar acima do nível do mar, o que dificultava a sua respiração.
Chapolin foi exibido pela primeira vez em 1970. Já Chaves começou a ser transmitida, em junho de 1971. Dois anos depois, a série do garoto pobre que vivia num barril começou a ser distribuída a países hispanoamericanos. Chegou ao Brasil em 1984 e continua fazendo sucesso no SBT ao longo desses 30 anos.
No entanto, a carreira de Gómez começou na década de 50. Seu apelido Chespirito foi dado por um diretor em alusão ao escritor britânico William Shakespeare, e significa Shakespeare pequenininho.
Além de criar personagens que cativaram o público (Seu Madruga, a Bruxa do 71, Quico, Nhonho, Goldinez, Popis, Jaiminho etc.), Gómez interpretou Chaves, Chapolin, Doutor Chapatin, Chompiras, entre outros.
Roberto Gómez não mantinha há anos contato com María Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán, que interpretaram a Chiquinha e o Quico, respectivamente, por divergências pessoais e/ou profissionais. Para essa atriz, perdeu os direitos sobre a personagem após uma briga judicial que durou bastante tempo. Esse é o motivo pelo qual a filha do Seu Madruga não aparece no desenho Chaves.
Roberto Gómez não mantinha há anos contato com María Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán, que interpretaram a Chiquinha e o Quico, respectivamente, por divergências pessoais e/ou profissionais. Para essa atriz, perdeu os direitos sobre a personagem após uma briga judicial que durou bastante tempo. Esse é o motivo pelo qual a filha do Seu Madruga não aparece no desenho Chaves.
Em 2014, se viu diante de uma polêmica: a de permitir ou não que continuasse no YouTube a paródia 'El Chico del Barril' (O garoto do barril, em tradução literal) produzida pelo canal equatoriano 'Enchufetv'. No vídeo, pesquisadores tentavam descobrir o maior e mais bem guardado segredo do personagem Chaves: seu verdadeiro nome. O material recebeu muitas críticas negativas e ficou algumas horas fora do ar, por suposta violação de direitos autorais, mas depois foi liberado pelos detentores de direitos do seriado.
COMMENTS