Posts impulsionados em redes sociais ajudam a legitimar estelionato digital

 Sexta-feira, 13 de outubro de 2023 Cibercriminosos utilizam logomarcas de empresas e de programas do governo federal para aplicar golpes na...

 Sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Cibercriminosos utilizam logomarcas de empresas e de programas do governo federal para aplicar golpes na internet

Anúncios “fake”




Impulsionar posts em redes sociais como facebook e instagram não é algo tão simples quanto parece, principalmente se forem de temas considerados sensíveis pela Meta como política e direitos humanos, por exemplo. Se os algoritmos identificarem palavras-chaves relativas a esses assuntos, a ferramenta não aceitará e exigirá que os anunciantes informem tratar-se de pautas sensíveis. E o anúncio deverá passar por nova análise. Em muitas situações, é preciso até enviar cópia da carteira de identidade para que a publicação seja aprovada. Contudo, esse não é o problema enfrentado por cibercriminosos que promovem estelionato digital, utilizando-se de programas e logomarcas do governo federal, de sites de notícias, de bancos e outras empresas para aplicar golpes na internet.

Por mais de um ano, OPINÓLOGO fez diversos “prints” de posts patrocinados no instagram e no facebook e notou que o modus operandi e os alvos são os mesmos, só o que muda é a empresa que será utilizada indevidamente na fraude. Os golpistas atuam conforme o momento e agora fazem falsas propagandas do “Voa Brasil”, programa do governo Lula que promete passagens aéreas a R$ 200 por trecho e que ainda não foi lançado. Na última terça-feira (10/10), o Ministério de Portos e Aeroportos divulgou uma nota, informando não estar fazendo nenhum tipo de cadastro, tampouco que estivesse solicitando valores.

Uma das publicidades mais observadas por este jornalista é a de falsos leilões (foto 2) de smartphones retidos nos Correios. Os anúncios podem aparecer no instagram, facebook ou messenger – plataforma de conversas do facebook –, embora os anunciantes só tenham perfis no facebook e com baixíssimo número de seguidores. Eles costumam utilizar nos perfis fotos de sites noticiosos, de bancos de imagens ou até de celebridades. Em um dos “prints” feitos por OPINÓLOGO, os golpistas utilizam a imagem do jornalista Rodrigo Bocardi (foto 1), da TV Globo, para dar um ar de suposta legalidade ao post impulsionado.

Já em outro visto pela reportagem, a chamada é de uma falsa matéria do Uol, mas ao clicar no link aparece uma falsa página do G1. Apesar do amadorismo, que beira ao grotesco, muita gente leiga pode cair nesse tipo de golpe. Os delinquentes também utilizam criminosamente o logotipo do portal R7 em certos impulsionamentos.

Imagem: instagram / Arte: OPINÓLOGO

Os “prints” mostram algumas etapas de um dos anúncios “fake”

Ademais de preços supostamente atrativos com pagamentos somente via pix ou cartões de débito e crédito, os golpistas criam páginas similares às de empresas e órgãos governamentais em domínios estrangeiros e/ou internacionais. O objetivo é dificultar a identificação dos responsáveis, já que os provedores de domínios podem ocultar informações sobre os reais proprietários, pois para descobrir pode levar mais tempo. A depender do caso, seria preciso acionar órgãos policiais e judiciários no exterior para colaborar com as investigações.

Outras propagandas pagas observadas em tais mídias sociais são a de supostos saques de benefícios trabalhistas, de dinheiro esquecido em bancos (foto 4), inclusive com o uso de inteligência artificial, e a de falsos pacotes promocionais de viagens com megadescontos. Apesar de os anúncios serem feitos por perfis distintos, quase sempre direcionam os internautas aos mesmos sites. Não dá para colocar todos os “prints” feitos.

Imagem: instagram /
Arte: OPINÓLOGO

Este anúncio “fake” é de 2022
e usa uma foto de Anitta

Em 2022, por exemplo, as principais postagens impulsionadas por criminosos nas mencionadas redes sociais eram de falsos produtos comercializados nas Lojas Americanas e Casas Bahia, além de oferta de cartões de crédito com limite de até R$ 15 mil do Will Bank. Neste último caso, os estelionatários tinham uma página “fake” semelhante a do aplicativo dessa instituição bancária e também usavam a foto da cantora Anitta (foto 3) para gerar credibilidade. Para os mais atentos, era possível observar a falha, já que a artista não poderia fazer publicidade pela referida financeira, estando vinculada ao concorrente Nubank.

Estelionato digital


O crime de estelionato está previsto no Artigo 171 do Código Penal (Lei nº 2.848/1940). A prática consiste em enganar pessoas para obtenção de vantagens, geralmente dinheiro. A pena varia de um a cinco anos de cadeia.

A Lei de Fraude Eletrônica (Lei nº 14.155/2021) é um aprimoramento da legislação vigente para tratar do delito de estelionato. A intenção dos criminosos é a mesma. O que muda é a forma de executá-lo. Nesse caso, o estelionato é digital e cometido por meio de redes sociais, falsos sites de compra e venda de produtos e serviços, contatos telefônicos, falsos empréstimos por telefone, aplicativos fraudulentos, falsas notificações de mensagens por e-mail, aplicativos de mensagens e/ou SMS para obter senhas de contas bancárias e dados de cartões de crédito para clonagem e gastos não autorizados, por exemplo. A pena varia de quatro a oito anos de prisão.

A pena pode ser aumentada em dois terços, se o ilícito for cometido com o uso de servidores de armazenamento de dados fora do Brasil, e em um terço no caso de o delito for contra entidade pública, a economia popular e/ou contra a assistência social ou beneficência. Em caso de crimes contra o governo federal, eles serão investigados pela Polícia Federal.

Tramita no Senado, desde agosto do ano passado, um projeto de lei que visa tipificar como crime hediondo, quando o estelionato digital ou emocional for cometido contra idosos e pessoas consideradas vulneráveis. O texto foi aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados naquele mesmo mês.

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança 2023, o Brasil contabilizou ao menos 320.792 casos de estelionato por meio eletrônico nos anos de 2021 e 2022. O estado de Santa Catarina lidera o ranking com 42.976 e 64.230, respectivamente. Em segundo lugar está Minas Gerais, com 25.574 em 2021 e 35.749 em 2022. Não há registros para Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo, porque os dados dependem de informações obtidas perante os órgãos de segurança locais.

O estelionato digital pode até garantir uma grana considerável aos golpistas, mas estes também precisam gastar em tecnologias como a criação e hospedagem de sites e servidores e impulsionamentos em mídias sociais, entre outros.

As legislações vigentes tratam dos crimes e de seus autores, no entanto ainda não vinculam as redes sociais como corresponsáveis, tendo em vista que elas ajudam a dar legitimidade aos golpes e ganham muito dinheiro com os anúncios. Pois cabem a elas fazerem o filtro do que é verídico e não é, independentemente de serem temas sensíveis ou não. Em parte, a internet ainda é um território sem lei.

Apenas por uma questão de transparência: OPINÓLOGO não contatou a Meta e nem as demais empresas citadas na reportagem para comentar o caso ou para perguntar se estariam fazendo anúncios pagos por meio de perfis notadamente duvidosos, cujos links geralmente redirecionam a páginas fora do Brasil. Não há necessidade de indagar o óbvio.

O que fazer em caso de golpe?


Em caso de golpe, a primeira coisa a ser feita é comunicar ao banco ou à administradora de cartão de crédito sobre o ocorrido, para que, caso seja possível, a compra seja cancelada. Em seguida, pedir o bloqueio do cartão e o envio de um novo com numeração e senha diferentes. E depois disso, comparecer a uma delegacia para relatar o crime, especialmente se houve saques e/ou compras que não puderam ser revertidos.

Registrar um boletim de ocorrência pode ajudar as vítimas a se eximirem de futuros golpes se seus dados pessoais forem usados indevidamente para obtenção de empréstimos, por exemplo.

Imagem: instagram / OPINÓLOGO

O anunciante tem baixo número de seguidores e
usa extensão de domínio internacional de internet (“fun”),
que não é comum no Brasil

Em setembro deste ano, este repórter auxiliou uma conhecida a sustar uma compra por cartão de crédito e a bloqueá-lo. Ela tinha visto um anúncio no facebook de suposta renegociação de dívidas da Serasa. Os golpistas só aceitavam pagamento via pix ou cartão de crédito. Muitos consumidores compulsivos, no intuito de limpar seus nomes, acabam não se atentando a certos detalhes. Ao comparar as dívidas reais no supracitado serviço de proteção ao crédito, confirmou-se que ela foi vítima de estelionato digital.

Em caso de anúncios “fake”, a dica é denunciá-los às próprias plataformas para que sejam reanalisados e bloqueados. Se ainda assim o mesmo perfil ou anúncio reaparecer depois de um tempo, é importante denunciar em delegacias de crimes virtuais. Em determinadas situações, isso pode ser feito anonimamente. Mas é necessário informar links e imagens que confirmem a denúncia.

As pessoas precisam ter malícia e estar mais atentas a esse tipo de golpe. Não devem confiar em tudo o que veem na internet. E precisam parar com o desespero de querer ganhar vantagem em tudo. É quando o barato sai caro. Também devem checar os links dos sites nos quais estão visitando. E se possível, utilizar cartão de crédito virtual com validade temporária, ou seja, após o uso ele deixa de existir. Isso dificulta o estelionato, já que os cibercriminosos utilizam o número dos cartões e o código de segurança para fazer compras e saques e deixar dívidas para as vítimas.

COMMENTS

BLOGGER
Nome

2010,7,2011,1,2012,5,2013,1,2014,41,2015,9,2016,21,2017,3,2018,7,450 anos,1,4G,1,50 anos,1,7 de setembro,1,80 anos,1,A Marcha dos Infames,1,Aborto,9,Abranet,1,Acre,2,Adenor Gonçalves,5,Adidas,2,Adolescência,3,Adriana Ancelmo,1,Aécio Neves,14,Aeroporto Tom Jobim,1,África,4,África do Sul,4,Agronegócio,3,Água,9,Água potável,1,Águas do Rio,4,Aids,3,Alberto Cantalice,3,Alberto Nisman,7,Alejandro Maldonado Aguirre,1,Alejandro Toledo,1,Alemanha,4,Alerj,40,Alesp,5,Alessandro Molon,3,Alexandre Cardoso,1,Alexandre de Moraes,1,Alexis Tsipras,4,Aliança Batista,1,Alicia Kirchner,1,Alto do Paraíso (RO),1,Álvaro Uribe,1,Amazonas,4,Ambulantes,1,América Central,4,América Latina,134,Amijubi,1,AMLO,3,Amor à Vida,1,Amor e Revolução,1,Analfabetismo,1,Anatel,8,Andes,1,Angola,1,Angra dos Reis,1,Anhanguera Educacional,1,Animais,3,Anistia Internacional,1,Aniversário,6,Antonio Ledezma,7,Apagão,1,Aquecimento global,1,Arábia Saudita,2,Arena Corinthians,1,Argentina,21,Argos,1,Arlei Rosa,2,Armênia,1,Arquidiocese,1,Article 19,1,Árvore de Natal da Lagoa,2,Ásia,16,Assembleia de Deus,1,ATUALIDADES,169,Aureo Lídio,1,Avaaz,1,Avenida Brasil,1,Avianca,1,Avon,1,Azul,1,Babilônia,1,Bahia,6,Baixada Fluminense,10,Banco do Brasil,2,Banco Itaú,1,Banco Mercantil,1,Band,2,Banda larga,5,Bangladesh,1,Barack Obama,6,Barcas,1,Bares e restaurante,1,Barra Mansa,2,Bayer,1,Beija-Flor,3,Belo Horizonte,3,Bento XVI,1,Bilhete Único,4,Black Bloc,1,Blecaute,1,Bolívia,8,Bolsa Família,3,Boni,1,Bonsucesso,1,Bossa Nova,1,Botucatu,1,Bradesco,6,Brasil,392,Brasília,11,Brazuca,1,BRF Brasil Foods,4,BUC,1,Buscador,1,Cabo Daciolo,8,Cabo Frio,1,Cabralfobia,1,Caetano Veloso,1,Calor,1,Caminhoneiros,2,Campos dos Goytacazes,2,Canadá,1,Câncer,2,Candomblé,1,Carlos Alberto Sardenberg,1,Carlos Lupi,2,Carlos Osório,1,Carmen Aristegui,1,Carnaval,13,Carnavalesca,1,Casamento gay,10,Catalunha,2,Caxias do Sul,2,CBF,3,CBMERJ,1,Ceará,9,Cebela,1,Cedae,13,Cederj,1,Celac,1,Celebridades,4,Celso Lisboa,2,Celso Russomano,1,César Maia,3,Cesva,3,CFM,1,CFP,2,Chapecoense,2,Chapeuzinho Vermelho,1,Chapolin,1,Chaves,1,Chávez,3,Chavismo,11,Cheias de Charme,1,Chico Xavier,1,Chile,16,China,11,Chuvas,1,CICAD,1,Cidade do Samba,1,Ciro Gomes,1,Clarissa Garotinho,1,Claro,3,Cláudia Leitte,1,Claudia Sheinbaum,1,Cleptocracia,2,CMRJ,3,CNBB,1,CNI,2,CNJ,4,Coaf,2,Coca-Cola,2,Código de Conduta,1,Colégio Pedro II,2,Colômbia,23,Combustível,2,Compaj,4,Complexo da Maré,7,COMUNICAÇÕES,21,Congresso,4,Conmebol,1,Consumidor,10,COP-15,2,COP-16,2,Copa,1,Copa América,1,Copa das Confederações,6,Copa do Mundo,33,Copacabana,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,2,Coronavírus,5,Correios,4,Corrupção,7,Costa Rica,2,Cota racial,1,Covid-19,1,CPI,12,Cremerj,2,Criança,3,Crime,9,Crimes na web,1,Criminalidade,1,Cristina Kirchner,10,Cristo Redentor,2,Crítica,1,Cuba,17,CULTURA,12,CUT,8,Dalai Lama,1,Daniel Ceballos,1,Daniel Guerra,2,Daniel Noboa,1,Daniel Ortega,3,Danilo Gentili,3,DEM,6,Democracia,4,Dica,2,Dicionário inFormal,1,Dilma Rousseff,110,Diploma,2,Direitos Humanos,41,Distrito Federal,7,Ditadura,2,Ditadura militar,4,Dom Pedro I,1,Dom Pedro II,1,Domino's,1,Donald Trump,14,Drogas,2,Duque de Caxias,6,Ecuavisa,2,Edir Macedo,5,EDITORIAL,6,Edson Fachin,1,Eduardo Bolsonaro,1,Eduardo Cunha,5,Eduardo Guimarães,1,Eduardo Paes,12,EDUCAÇÃO,340,Edward Snowden,1,Egito,2,Eike Batista,4,El Comercio,1,El Salvador,1,Eleições,51,Embratel,1,Emirados Árabes Unidos,1,EMS,1,Enel,1,Enem,20,Energia,4,Enrique Peña Nieto,7,Equador,10,Escola da Rua,1,Escola Municipal Friedenreich,3,Escolas de Samba,1,Escravidão,1,Escravos de Jó,1,Espanha,6,Espírito Santo,6,ESPORTES,26,Estácio,35,Estado laico,2,Estados Unidos,47,Estelionato,1,Estudantes,1,Etiópia,1,Europa,17,Eutanásia,1,Evo Morales,5,Fabiane Maria de Jesus,1,Facha,1,Faculdade Alfacastelo,1,Faculdade Alvorada,7,Faculdade de São Roque,1,Fades,1,FAIPD,1,Fapan,1,Farc,5,Favela,3,Felipe Calderón,1,Fênix 2,1,Fernando Haddad,10,Fernando Henrique Cardoso,1,Fernando Lugo,4,Fernando Mac Dowell,1,FGV,1,Fidel Castro,1,Fifa,8,Flamengo,1,Flávio Bolsonaro,4,FMC,4,FMI,2,Força Sindical,2,Foro de São Paulo,3,Fortaleza,2,França,1,Francisco Dornelles,3,Francisco I,3,Fuleco,5,Funk,2,Funkódromo,1,Furnas,1,Futebol,14,Galileo Educacional,221,Gama Filho,1,Garotinho,5,Gay,14,Geraldo Alckmin,2,Gilberto Gil,1,Globovisión,1,Glória Perez,2,Goiás,2,Google,8,Google AdWords,2,Grécia,8,GRES Estácio de Sá,2,GRES Grande Rio,1,GRES Império Serrano,2,GRES Mangueira,3,GRES Paraíso do Tuiuti,2,GRES Portela,3,GRES São Clemente,1,GRES Unidos da Tijuca,2,Greve,11,Gripe,2,Groupon,1,Grupo de Lima,2,Guanambi,1,Guapimirim,5,Guarda Municipal,2,Guatemala,7,Guido Mantega,1,Guiné Equatorial,1,Haiti,3,Halloween,1,Harry Potter,1,Heello,1,Heinz,1,Heitor Schuch,1,Henrique Capriles,4,Hillary Clinton,2,HIV,2,Holocausto,1,Homofobia,2,Homossexualidade,2,Honduras,6,Hong Kong,2,Horário de verão,5,Hospitais,1,Hotel Urbano,1,Hoy Ecuador,1,HPV,1,HRW,3,Huatabampo,1,Hugo Chávez,24,Humor,2,Hypermarcas,1,Idec,1,Iêmen,1,Igreja Católica,10,Iguá Saneamento,3,IMPD,2,Impeachment,7,Imperatriz Leopoldinense,1,Imposto de Renda,4,Imprensa,2,Indenização,1,Independência,1,Índia,5,Indiana,1,Índio da Costa,1,Indonésia,9,Infobae,1,INFORMAÇÃO ÚTIL,12,Inglaterra,4,Ingrid Betancourt,1,Inocência do Islamismo,1,Insaes,1,Internet,24,Irã,4,Iraque,1,Irlanda,1,Islamismo,4,Israel,4,Itaguaí,2,Itália,1,Itamaraty,2,Iuperj,1,Iurd,10,Jabulani,1,Jacob Zuma,1,Jair Bolsonaro,24,Jamal Khashoggi,1,Jandira Feghali,2,Japão,1,Javier Milei,2,JBS,12,Jean Wyllys,3,Jennifer Lopez,1,Jesus Cristo,1,Jimmy Morales,1,João Dória Jr.,3,Joaquim Barbosa,3,Joe Biden,1,Joesley Batista,1,Jogos,1,Jogos da Baixada,1,Jogos Olímpicos,11,Jorge Álvarez Maynez,1,Jorge Glas,1,Jornal Cruzeiro do Sul,1,Jornal do Brasil,1,Jornalismo,16,Jornalismo opinativo,12,José Alencar,1,José Antonio Dias Toffoli,2,José Dirceu,4,José Eduardo Cardozo,1,José Genoíno,1,José Luiz Datena,1,José Mojica,1,José Mujica,7,José Serra,2,José Sócrates,1,Joyce Ribeiro,1,Juan Guaidó,1,Juan Manuel Santos,7,Julian Assange,2,Kelly Serra,1,Kroton,11,Lei 43.057,1,Lei 8.069/90,1,Lei 8.078/90,2,Lei 9.504/97,1,Lei da Palmada,1,Lei Menino Bernardo,1,Lenacapavir,1,Leopoldo López,10,Liberdade de expressão,16,Light,2,Limonada,1,Língua Portuguesa,1,Livros,2,Lixo,1,Lobão,1,Lobo-mau,1,Luciano Mota,2,Luis Almagro,3,Luiz Fernando Pezão,20,Luiz Sérgio,2,Lula,46,Lumay Barreto,1,Maconha,4,Magé,1,Manuel Zelaya,3,Maomé,1,Maracanã,3,Maranhão,1,Marcela Temer,1,Marcelo Aguiar,1,Marcelo Crivella,17,Marcelo Freixo,6,Marcelo Madureira,2,Marcha da Família,1,Marcha para Jesus,1,Márcia Tiburi,1,Márcio Catão,2,Marco Civil da Internet,6,Marco Feliciano,7,Maria Corina Machado,2,María Corina Machado,3,Marina Rocha,2,Marina Silva,5,Marisa Formolo,1,Marisa Letícia,1,Marta Suplicy,1,Mate,1,Mato Grosso,2,Mato Grosso do Sul,1,Mayara Petruso,1,MBL,2,MEC,128,Medicamento,1,MEIO AMBIENTE,2,Meleca,1,Mensalão,9,Mercosul,6,Metrô,3,México,33,Michel Temer,51,Michelle Obama,1,Microsoft,6,Mídia,3,Minas Gerais,10,Mineiros,1,Ministério da Família,1,Ministério da Justiça,1,Ministério da Saúde,8,Ministério do Esporte,1,Ministério do Trabalho,1,Ministério Público,13,Miriam Leitão,1,Miss Universo,4,Mitt Romney,1,MNDH,1,Montes Claros,1,Moreira Franco,4,MPL,1,MST,9,Mudanças climáticas,1,MUNDO,216,Museu do Índio,3,Museu Nacional,1,Música,1,Natal,2,Natan Donadon,1,Natureza,1,Nazismo,1,NBC,3,Nepal,6,Néstor Kirchner,1,Net,1,Nextel,1,Ney Matogrosso,1,Nicarágua,8,Nicolás Maduro,37,Nilópolis,1,Niterói,2,Nordeste,4,Noticiero y Opinión,1,Nova Iguaçu,1,Nova Zelândia,1,Novela,5,Novo,1,Novo site,1,Nuestro México del Futuro,1,Numerologia,2,O Boticário,1,O Globo,1,O Maior Brasileiro de Todos os Tempos,2,OAB,2,OAB-BA,1,OAB-CE,1,OAB-DF,1,OAB-PE,1,OCDE,1,Odebrecht,7,OEA,9,Oi,7,Ônibus,17,ONU,14,Opas,1,Operação Calabar,1,Operação Calicute,4,Operação Carne Fraca,9,Operação Conclave,1,Operação Eficiência,1,Operação Hades,1,Operação Lava-Jato,14,Operação Pausare,1,Operação Recomeço,4,Operação Tergiversação,1,Opinólogo,14,Opinólogo.com,1,Oração do Delegado,1,Ordem,1,Oriente Médio,3,Orlando Silva,1,Os Cavaleiros do Zodíaco,1,Osama Bin Laden,1,Otan,1,Otto Pérez Molina,4,Ozônio,1,P,1,Pai Nosso,1,PAÍS,76,Palestina,2,PAMC,2,Panamá,4,Papai Noel,1,Paperblog,1,Paquistão,3,Pará,2,Paraguai,8,Paraíba,2,Paraná,6,Parque Piedade,1,Passagem,4,Pastor Everaldo,1,Pastor Ezequiel Teixeira,1,Pastor Sargento Isidório,1,Pastor Sebastião,1,Paulinho da Força,3,Paulo Maluf,1,Paz,1,PC do B,6,PDT,1,Peccin Agroindustrial,1,Pedofilia,2,Pedro Fernandes,1,Pedro Paulo,2,Pemex,1,PEN,1,Pentecoste,3,Pernambuco,3,Peru,8,Petrobras,17,Petróleo,2,Petrópolis,2,PHS,1,Pitbull,1,Pizza,1,Plutão,1,PMB,1,PMDB,35,PNC,1,PNPS,9,Podemos (PTN),2,Polícia,10,POLÍTICA,232,Politicagem,1,Políticos,1,Polvilho,1,Porto Alegre,1,Porto Rico,2,Portugal,8,Portugal Telecom,1,Positivo,2,PP,6,PPS,3,PR,1,PRB,2,Preconceito,2,Previdência,4,Primeira Dama,1,Princesa Isabel,1,Procon-RJ,2,Procriação,1,Programa Mais Médicos,8,Protesto,22,ProUni,2,Provas,1,PRTB,1,PSB,5,PSC,6,PSD,1,PSDB,35,PSDC,1,PSL,2,PSOL,24,PSTU,1,PT,90,PTN,2,Publicidade enganosa,2,PUC-Campinas,1,PUC-Rio,1,PUC-SP,1,PV,1,QG da Propina,1,Rachel Sheherazade,5,Racismo,2,Rafael Correa,4,Randolfe Rodrigues,1,RCTV,2,Recife,1,Rede Globo,4,Rede Record,4,Rede Sustentabilidade,4,Redes Sociais,8,RedeTV!,1,Reforma da Previdência,3,Reforma Ortográfica,1,Reforma Trabalhista,2,Região Serrana,2,Registro.br,2,Reinaldo Azevedo,3,Reino Unido,4,Relações internacionais,1,Religião,39,Renan Calheiros,2,Repsol,1,República Dominicana,1,Ricardo Barros,1,Ricardo Fabris de Abreu,1,Ricardo Lewandowski,1,Ricky Martin,1,Rio de Janeiro,444,Rio Grande do Norte,2,Rio Grande do Sul,9,Rio Info,1,Rio Mais Saneamento,2,Rio+Saneamento,1,Ritonavir,1,RJ,12,Roberto Gómez Bolaños,1,Rocinha,2,Romário,6,Romero Jucá,1,Rondônia,1,Roraima,2,Rosinha Garotinho,1,Royalties,1,RSF,1,RTP,1,SAAE-RJ,14,Saint Seiya,1,Salário,3,Salve Jorge,2,San José,1,Sandro Matos,1,Saneamento básico,1,Santa Catarina,2,Santa Maria,4,Santo Antônio de Pádua,1,Santos Dumont,1,São João da Barra,1,São João de Meriti,2,São Paulo,47,São Pedro,1,São Sebastião do Alto,1,Sapezal,1,Saquarema,1,Saudação,1,SAÚDE,24,SBT,14,Seara,1,Segredo,1,SEGURANÇA,22,Semana Santa,1,Senac,18,Senado,5,Sepe/RJ,2,Ser Educacional,7,Sérgio Cabral,15,Sergio Massa,2,Sérgio Moro,5,Sergipe,1,Sete,1,Setec,1,Sexo,1,Shopping Nova América,2,Silas Malafaia,8,Sílvio Santos,1,SinMed/RJ,14,Sinpro-Rio,58,SIP,1,Sisu,2,Site,1,Sky,1,Sociedade Brasileira de Instrução,1,Solidariedade,3,Sony,1,Sophia Fernandes,1,Sorocaba,1,SP,3,STF,15,Sub-20,1,Suécia,1,Suesc,6,Suíça,2,Suipa,1,SuperVia,3,Tarcísio Motta,3,Táxi,1,Tecnologia,1,Teleamazonas,1,Telefonia,2,Teleton,1,Televisa,3,Telluride Foundation,1,Teori Zavascki,1,Teresópolis,3,Terra Empresas,3,Terremoto,25,Terrorismo,1,Tibete,2,Tim,4,Tiririca,3,Tirulipa,1,Titanic,1,TJRJ,2,Tocantins,1,Trabalho,4,Trânsito,1,TRANSPORTES,17,TRE-AL,1,TRE-RJ,2,Trem,4,Tsunami,3,Turquia,5,TV Aparecida,1,TVE,1,Twitter,1,Uber,1,UBM,1,Ucam,22,Uerj,6,Uezo,1,UFRJ,1,UFSM,4,Uganda,1,UGF,230,Unasul,7,UNE,8,Unesp,1,Unicamp,1,Uniesp,13,Unifieo,2,Unig,1,Unigranrio,4,Uninove,1,Unisuam,2,Unitau,1,UniverCidade,232,Universidade Brasil,1,Universidade Lusófona,1,Universidade Santa Úrsula,4,Universidades,3,Universidades federais,1,Univisión,4,Unoeste,1,Uol,1,UPP,4,Uruguai,10,UVA,23,Vacinação,4,Vaio,1,Valdemiro Santiago,2,Vaticano,3,Vatileaks,1,Veja,1,Velox,1,Venezuela,86,Vestibular,1,Vigilância Sanitária,1,Vinícius e Tom,1,Violência,3,Viradouro,1,Vivo,4,Votação,2,Washington Reis,4,Webesteira,1,Wikileaks,6,Wikipédia,3,Wilson Witzel,3,Wom,1,Woody Allen,1,Xóchitl Gálvez,1,Xuxa,2,Yoani Sánchez,1,YoSoy132Media,1,You Tube,6,YPF,1,Zito,3,Zuzeco,1,
ltr
item
Opinólogo - Jornalismo Opinativo: Posts impulsionados em redes sociais ajudam a legitimar estelionato digital
Posts impulsionados em redes sociais ajudam a legitimar estelionato digital
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgJfVf5vXBMx72aDpmSE8yjVG9tjj1wGx9JxoyB80R7gVJzF7oRsPS_7LNmGBhaHeE2-IkCxAVU0tOCZaVtlPHlwS68jn44MeURQFrGupF22PFJjTyqnZCp966QN9YkobZuFrKlSctROMoeFeYL4_r6sKg1j_f8wXXp6qWq1x3y4Wu4bf6ryLEtJmTuVbU/s16000/anuncio%20fake%20069%20ok.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgJfVf5vXBMx72aDpmSE8yjVG9tjj1wGx9JxoyB80R7gVJzF7oRsPS_7LNmGBhaHeE2-IkCxAVU0tOCZaVtlPHlwS68jn44MeURQFrGupF22PFJjTyqnZCp966QN9YkobZuFrKlSctROMoeFeYL4_r6sKg1j_f8wXXp6qWq1x3y4Wu4bf6ryLEtJmTuVbU/s72-c/anuncio%20fake%20069%20ok.png
Opinólogo - Jornalismo Opinativo
https://www.opinologo.com.br/2023/10/posts-impulsionados-em-redes-sociais-ajudam-a-legitimar-estelionato-digital.html
https://www.opinologo.com.br/
https://www.opinologo.com.br/
https://www.opinologo.com.br/2023/10/posts-impulsionados-em-redes-sociais-ajudam-a-legitimar-estelionato-digital.html
true
5480391970516636544
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Clique para ver Responder Cancelar resposta Deletar By Home PAGES POSTS Clique para ver tudo sobre esta editoria Recomendada para você LABEL ARCHIVE Buscador ALL POSTS Not found any post match with your request Voltar para a Página Incial Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy